Ricardo Martins 3º Dan (Aikido Tradicional)

CREF 00482-P/RJ, Grau Prêto em MuayThai e KickBoxing, Treinador de Boxe, CrossFit – L1 Trainer, Coach especializado em Treinamento Físico Funcional e Pilates

Aikidô

Morihei Ueshiba – O´Sensei

aikido

Resultado de estudos e austeros treinamentos do Mestre Morihei Ueshiba (1883-1969) que buscou e dominou os segredos de numerosas artes marciais japonesas (Budo) passados de geração a geração desde a idade antiga. Segundo mestre Ueshiba: – “O Aikido não é uma técnica para lutar contra um inimigo ou derrotá-lo.

Seus praticantes devem buscar esse entendimento por meio de treinamento diário”. Exprimindo isto de maneira mais direta, pode-se dizer que a essência do Aikido é a Paz e a Harmonia. Todos os movimentos do Aikido, seguem as leis da natureza; são cheios de vigor e força, sem forçar de forma alguma nossos movimentos naturais.

Consequentemente, pessoas de todas as idades e de ambos os sexos sentem-se atraídas pelo Aikido como uma forma ideal para temperar, forjar e treinar a mente e o corpo. Nas aulas práticas, usa-se a didática do método repetitivo (reiterada repetição de uma mesma técnica), ao invés do método competitivo.

O Aikido é mais do que esporte, porque não busca objetivos relativos como o de uma competição, mas busca, isto sim, os valores absolutos que transcendem os desejos de glória pessoal.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
VILLADORATA, Massimo N. Di. Aikidô: sobretudo um estado de espírito, uma arte marcial, uma técnica. Fotos de Patrice Grisard. Tradução de Micheline Christophe. Revisão Técnica de Rudolf Hermanny.  Rio de Janeiro: Editora Record, [1973].

Internet:
http://www.aikikai.or.jp

Lembre-se:

"A aceitação da dor é o primeiro passo para suportá-la, caso contrário, o pessimismo, a impaciência e a intolerância, poderá transformá-la num fardo alem de suas forças." Ivan Teorilang

Frase do Dia:

Está se sentindo desorientado (seu "aiki" não está rolando), não sabe o caminho (DO) que deve seguir, tem problemas existenciais, precisa de aconselhamento. Percebe que uma "intervenção", no seu caso, é necessária porque já identifica problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos.
Não procure uma arte marcial, yoga ou atividade física. Nenhum "sensei", nenhum "shihan" por mais "graduado", experiente, maduro e inteligente que esta "divindade" seja vai te ajudar. Filiações não funcionarão, tampouco... Não perca seu tempo com guru, sensei, shidoin, shihan, Krus, do, jutsu etc... Você precisa de um profissional competente e devidamente habilitado para te ajudar no restabelecimento de seu bem-estar e de sua saúde.

Arquivos:

Posts mais recentes:

Recent Trackbacks:

Categorias:

Caro(a) Colaborador(a):

Sugestões inteligentes, críticas edificantes serão sempre muito bem vindas.

Entenda, por favor, que todo ser humano comete erros e se engana apesar dos cuidados tomados e de todas as revisões feitas antes da publicação.

Ao encontrá-los, não se acanhe, entre em contato para que possamos melhorar os serviços, por gentileza.

Muito obrigado

Ricardo Martins
sensei@ricardomartins.pro.br