Ricardo Martins 3º Dan (Aikido Tradicional)

CREF 00482-P/RJ, Grau Prêto em MuayThai e KickBoxing, Treinador de Boxe, CrossFit – L1 Trainer, Coach especializado em Treinamento Físico Funcional e Pilates

Dicas


Benefícios
Princípios
Bushido
Alongamento
Início e Término de uma Aula


Benefícios

beneficios

Morihei Ueshiba – Irimi Nague

Com a prática do Aikidô, observa-se uma melhora do sistema cardiovascular e respiratório, da coordenação motora e do condicionamento físico. Maior resistência e disposição para enfrentar o dia-a-dia são resultados dos treinos regulares, condicionando ao corpo maior flexibilidade e agilidade.

Diversos músculos são trabalhados, dada a enorme diversidade das técnicas de Aikidô, tornando o indivíduo saudável e com ótimo tônus muscular. Através das técnicas marciais praticadas como uma poderosa arte de defesa pessoal, as toxinas juntamente com o suor, deixam o corpo, e a circulação sangüínea vai melhorando, os músculos se fortalecendo e o bem estar chega após algum tempo de prática.

Após as aulas, há uma sensação de bem-estar geral, que se mantêm ao longo do dia, reduzindo a ocorrência de doenças psicossomáticas, tais como o “stress”.

As habilidades de aprendizado e de raciocínio são ampliadas, contribuindo para outras atividades, tais como: o trabalho e o estudo.

Uma melhor postura é facilmente verificada com a prática constante do Aikidô, principalmente nos treinos com espada e bastão, onde se trabalha intensamente o correto posicionamento do corpo, levando o aikidoista a uma postura bem mais elegante e saudável.

topo


Princípios

bushido

Bushido – Caminho do Guerreiro


O Aikidô não é apenas uma arte marcial ou educação física. É uma disciplina, um processo educacional para o adestramento da mente, corpo e espírito.
O objetivo não é lutar contra o parceiro, mas aprender as técnicas e descobrir o espírito do Aikidô, graças à ajuda dele.

Nos treinamentos diários inicia-se com exercícios físicos leves, que gradualmente aumentam de intensidade, mas não deve haver excessos.

É por isso que até mesmo uma pessoa idosa pode praticar o Aikidô com prazer e sem perigo.

A prática do Aikidô, portanto, deve sempre ser prazerosa e desenrolar-se harmoniosamente, evitando ao máximo os acidentes, sem jamais perder tempo em
provas inúteis de força.

NADA HÁ PROVAR, HÁ APENAS QUE APRENDER E DESCOBRIR.

Os ensinamentos do seu instrutor constituem uma fração mínima do seu aprendizado. O domínio das técnicas, dos movimentos, do seu espírito, depende quase
que inteiramente de seus esforços sérios e individuais.

topo


Bushido – Credo do Samurai

inicio-e-termino-de-aula

Samurai – Guerreiro em Seiza meditando

Eu não tenho pais,
Faço do céu e da terra meus pais.

Eu não tenho poder divino,
Faço da honestidade a minha força.

Eu não tenho condutas,
Faço da humildade minha maneira de relacionamento.

Eu não tenho dotes mágicos,
Faço da minha força de espírito meu poder mágico.

Eu não tenho nem vida nem morte,
Faço da eternidade minha vida e minha morte.

Eu não tenho corpo,
Faço da coragem o meu corpo.

Eu não tenho olhos,
Faço do relâmpago meus olhos.

Eu não tenho ouvidos,
Faço do bom senso meus ouvidos.

Eu não tenho membros,
Faço da vivacidade meus membros.

Eu não tenho projetos,
Faço da oportunidade meus planos.

Eu não sou um prodígio,
Faço do respeito à verdadeira doutrina o meu milagre.

Eu não tenho dogmas rígidos,
Faço da adaptabilidade a todas as coisas o meu princípio.

Eu não tenho amigos,
Faço do espírito meu amigo.

Eu não tenho inimigo,
Faço da distração meu inimigo.

Eu não tenho armadura,
Faço da minha sinceridade e retidão a minha armadura.

Eu não tenho castelo fortificado para me defender,
Faço da minha sabedoria de espírito o meu castelo.

Eu não tenho espada,
Faço da minha calma e silêncio espiritual minha espada.

topo


Alongamento

imagem_alongamento

Série rápida de alongamentos simples

A importância do alongamento e do aquecimento como preparação do corpo para cada atividade esportiva será diferente, pois cada uma tem um objetivo a ser alcançado, umas exigem resistência, outras força muscular, outras flexibilidade e até combinações entre elas.

Em relação ao aquecimento este prepara o corpo para a atividade esportiva que será realizada, este deverá ser gradual, sem causar fadiga e conseqüentemente reduzir os estoques de energia, e evitando a possibilidade de lesões sejam as articulares, tendinosas, musculares, entre outras.

Mas, seus principais objetivos são: aumento da temperatura corporal, tentativa de evitar lesões, preparar as regiões corporais que serão envolvidas na atividade esportiva, ajudar a prevenir dores musculares.

Existem fatores que influenciam no aquecimento: idade, quanto maior a idade mais gradual e prolongada o aquecimento deve ser; estado do treinamento, quanto mais condicionado maior o aquecimento; fatores de ordem psicológica, falta de motivação prejudicam o mesmo; período do dia; modalidade esportiva; e temperatura do ambiente, quanto menor, maior o tempo de aquecimento.

O alongamento geralmente é feito após o aquecimento, pois o corpo já está com sua temperatura aumentada, e facilitando o alongamento muscular.

A questão de o alongamento ser feito antes, depois, ou antes, e depois da atividade esportiva ainda é um assunto a ser pesquisado, mas dependendo da atividade esportiva deve ser realizado antes e depois, reduzindo o risco de lesões e facilitando o relaxamento muscular.

Em relação à amplitude que o alongamento deverá ser feito, este será gradual, de amplitude moderada e por um tempo de permanência nesta amplitude maior, pois um alongamento feito numa amplitude de movimento excessiva, a musculatura não responderá ao efeito desejado do alongamento.

O alongamento deverá ser iniciado pelo tronco, em seguida pelos membros superiores e inferiores, levando-se em conta nosso desenvolvimento neuropsicomotor, até mesmo preparando o corpo em várias posturas, como alongar os músculos deitado, sentado, ajoelhado ou em pé.

Os principais objetivos do alongamento: dar mobilidade a regiões envolvidas na atividade, facilitar o relaxamento muscular e reduzir os riscos de lesões.

topo


Início e Término de uma Aula

etiqueta

Kissomaru Ueshiba – 02°  Dooshu

Como iniciar uma aula:

Alunos perfilados por graduação e por idade.
Comandos executados pelo Sempai (Aluno mais graduado ou mais antigo):

  • Seiza (Sentar)
  • Shomen Ni Rei(Reverência ao Fundador)
  • Sensei Ni Rei (Reverência ao Sensei)
  • Otagai Ni Rei (Reverência a unidade da Arte ou a unidade dos praticantes presentes)
  • Mokuso (Meditação)
  • Tate (Levantar)

Como terminar uma aula:

Alunos perfilados por graduação e idade.
Comandos executados pelo Sempai (Aluno mais graduado ou mais antigo):

  • Seiza (Sentar)
  • Mokuso (Meditação)
  • Otagai Ni Rei (Reverência a unidade da Arte ou a unidade dos praticantes presentes)
  • Sensei Ni Rei (Reverência ao Sensei)
  • Shomen Ni Rei (Reverência ao Fundador)
  • Agradecimento: Domo Arigato Gozaimasu
  • Tate (Levantar)

Costumamos nos abraçar quando terminamos a aula.
Gostaríamos de tomar chá no final das aulas como em nossa sede. Mas falta uma estrutura adequada.

Obs.:
O ritual de início e de término de uma aula de Aikidô varia de dojo para dojo. Estes hábitos ou ritos devem ser respeitados.

Ao visitar outro dojô fique muito atento para não cometer faltas que podem se tornar muito deselegantes.

Procedimento de limpeza do dojo antes e depois da aula independente da presença de mão de obra remunerada no local deve ser executado por “todos”.

Os “recém chegados” são devidamente treinados e “fraternalmente” acompanhados pelos “mais graduados” ou os “mais antigos”.

Todos devem estar sempre disponíveis para esta tarefa.

topo

Lembre-se:

"A aceitação da dor é o primeiro passo para suportá-la, caso contrário, o pessimismo, a impaciência e a intolerância, poderá transformá-la num fardo alem de suas forças." Ivan Teorilang

Frase do Dia:

Está se sentindo desorientado (seu "aiki" não está rolando), não sabe o caminho (DO) que deve seguir, tem problemas existenciais, precisa de aconselhamento. Percebe que uma "intervenção", no seu caso, é necessária porque já identifica problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos.
Não procure uma arte marcial, yoga ou atividade física. Nenhum "sensei", nenhum "shihan" por mais "graduado", experiente, maduro e inteligente que esta "divindade" seja vai te ajudar. Filiações não funcionarão, tampouco... Não perca seu tempo com guru, sensei, shidoin, shihan, Krus, do, jutsu etc... Você precisa de um profissional competente e devidamente habilitado para te ajudar no restabelecimento de seu bem-estar e de sua saúde.

Arquivos:

Posts mais recentes:

Recent Trackbacks:

Categorias:

Caro(a) Colaborador(a):

Sugestões inteligentes, críticas edificantes serão sempre muito bem vindas.

Entenda, por favor, que todo ser humano comete erros e se engana apesar dos cuidados tomados e de todas as revisões feitas antes da publicação.

Ao encontrá-los, não se acanhe, entre em contato para que possamos melhorar os serviços, por gentileza.

Muito obrigado

Ricardo Martins
sensei@ricardomartins.pro.br