Ricardo Martins 3º Dan (Aikido Tradicional)

CREF 00482-P/RJ, Grau Prêto em MuayThai e KickBoxing, Treinador de Boxe, CrossFit – L1 Trainer, Coach especializado em Treinamento Físico Funcional e Pilates

Conceitos


Dojo
Etiqueta
Prática
Lemas do Aikidô

Dojo

dojo

Kamiza – Maruyama Dojo São Paulo

A Origem e o Sentido do Termo DOJO

Esse termo é originário do local onde os sacerdotes budistas recebiam os ensinamentos divinos.

Como o Aikidô compõe-se de ensinamentos de moral, semelhantes aos dos sacerdotes, o local de treino chamou-se DOJO, local sagrado, pois não se trata apenas de atacar e se defender, razão porque fazer distinção entre DOJO, QUADRA DE ESPORTES e ACADEMIA DE LUTA.

Porque Reverenciar o DOJO

Ao adentrar devemos rogar para que possamos receber o verdadeiro espírito humano e de cordialidade e prometer a Deus conservá-lo. E na saída do DOJO devemos reverenciá-lo, como sinal de agradecimento pelo que recebemos espiritualmente.

Retirado de http://www.museikan.com/Fix/8/dojo

topo


Etiqueta

kisshomaru-ueshiba

Kisshomaru Ueshiba 2º Dooshu

  • Sobre o tatami, esteja sempre alerta e numa postura conveniente.
  • Durante a aula, não discuta, pratique.
  • Tente praticar com tantos parceiros diferentes quanto possível. Freqüentemente você aprenderá mais praticando com principiantes do que com alunos adiantados. Ensinar faz parte de seu treinamento: partilhe seus conhecimentos e o progresso de toda a turma será seu progresso.
  • Durante a aula, não deixe o tatami a todo instante, pois você interrompe sua concentração e a dos outros, demonstrando uma falta de respeito pela Arte e pelo local onde é praticada.
  • Cumprimente ao entrar ou sair do tatami.
  • No início e ao fim de cada técnica, curve-se em cumprimento ao parceiro.
  • Esteja atento para que o seu gi (vestimenta) esteja sempre limpo e correto.
  • Se você tem uma categoria, tem também responsabilidades correspondentes.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

VILLADORATA, Massimo N. Di. Aikido: sobretudo um estado de espírito, uma arte marcial, uma técnica. Fotos de Patrice Grisard. Tradução de Micheline Christophe. Revisão Técnica de Rudolf Hermanny. Rio de Janeiro: Editora Record, [1973].

topo


Prática

moriteru-ueshiba-1

Moriteru Ueshiba – 3º Dooshu

  • O Aikidô não é apenas uma educação física, é um disciplina mental.
  • O objetivo não é lutar contra o parceiro, mas aprender as técnicas e descobrir o espírito do Aikidô, graças a ajuda dele.
  • O treinamento diário começa por exercícios físicos leves que gradualmente aumentam de intensidade, mas não deveria haver excessos. É por isso que até mesmo uma pessoa idosa pode continuar a praticar com prazer, sem perigo, atingindo o objetivo que ela dá a sua prática.
  • A prática, pois, deve ser sempre prazerosa e desenrolar-se lentamente, a fim de evitar acidentes, sem jamais perder tempo em provas inúteis de força. Nada há para provar, há apenas que aprender e descobrir.
  • O ensinamento de seu instrutor constitui uma fração mínima do seu aprendizado. Seu domínio de cada movimento depende quase que inteiramente de seus esforços sérios e individuais.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

VILLADORATA, Massimo N. Di. Aikido: sobretudo um estado de espírito, uma arte marcial, uma técnica. Fotos de Patrice Grisard. Tradução de Micheline Christophe. Revisão Técnica de Rudolf Hermanny. Rio de Janeiro: Editora Record, [1973].

topo



Lemas do Aikidô

lemas-do-aikido

Morihei Ueshiba – O´Sensei

    01. Manter a Disciplina;
    02. Não se enervar;
    03. Não se entristecer;
    04. Não possuir sentimento hostil;
    05. Ser compreensivo;
    06. Ser tranqüilo;
    07. Ser pacífico;
    08. Manter a ética;
    09. Fazer amizade com todos;
    10. Respeitar a Deus e as pessoas;
    11. Ser humilde;
    12. Ser justo e honesto;
    13. Conscientizar-se que o Aikido representa o caminho de Deus;
    14. Conscientizar-se de que a prática do Aikido tem por princípio o auto conhecimento.

    REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
    BULL, Wagner J. Aikido: o caminho da sabedoria. 11. ed. São Paulo: Editora Pensamento, 1999.

    topo

Lembre-se:

"A aceitação da dor é o primeiro passo para suportá-la, caso contrário, o pessimismo, a impaciência e a intolerância, poderá transformá-la num fardo alem de suas forças." Ivan Teorilang

Frase do Dia:

Está se sentindo desorientado (seu "aiki" não está rolando), não sabe o caminho (DO) que deve seguir, tem problemas existenciais, precisa de aconselhamento. Percebe que uma "intervenção", no seu caso, é necessária porque já identifica problemas somáticos, psíquicos ou psicossomáticos.
Não procure uma arte marcial, yoga ou atividade física. Nenhum "sensei", nenhum "shihan" por mais "graduado", experiente, maduro e inteligente que esta "divindade" seja vai te ajudar. Filiações não funcionarão, tampouco... Não perca seu tempo com guru, sensei, shidoin, shihan, Krus, do, jutsu etc... Você precisa de um profissional competente e devidamente habilitado para te ajudar no restabelecimento de seu bem-estar e de sua saúde.

Arquivos:

Posts mais recentes:

Recent Trackbacks:

Categorias:

Caro(a) Colaborador(a):

Sugestões inteligentes, críticas edificantes serão sempre muito bem vindas.

Entenda, por favor, que todo ser humano comete erros e se engana apesar dos cuidados tomados e de todas as revisões feitas antes da publicação.

Ao encontrá-los, não se acanhe, entre em contato para que possamos melhorar os serviços, por gentileza.

Muito obrigado

Ricardo Martins
sensei@ricardomartins.pro.br