Cerimônia do Chá

Treino:  – Procedimentos Finais.

Terminado o treino, logo após a reverência final, iniciamos imediatamente a limpeza do “dojo”, que deve ser feita com a participação de TODOS. Alguns pegam vassouras. E, os demais panos úmidos rapidamente.

Em seguida, TODOS devem sentar para a “cerimônia do chá”,  quando for permitido e ou possível.  Não se deve ficar conversando e muito menos fazer seu instrutor esperar.

Todos devem se esforçar para participar desse momento, pois o tempo previsto é de 5 minutos, apenas.  O momento do chá é o momento para conversar. Não saia à francesa, por gentileza…

Sentamos em círculo em qualquer disposição para fazer “aquela” pergunta inteligente ao instrutor, fazer algum comentário interessante, fazer uma consideração positiva e construtiva a algum(a) parceiro(a) ou degustar silenciosamente o chá que foi  carinhosamente preparado por um(a) aluno(a).  Obs.: – Não leve “aquela” pergunta para casa tampouco para o vestiário, por favor…

A oportunidade de servir o chá deve ser feita pelos iniciantes que tiverem comparecido no dia. (Servir o chá, lavar as xícaras e guardá-las devidamente secas).  Este procedimento varia de dojo para dojo.  É geralmente muito agradável quando estamos entre amigos e em ambiente livre de ameaças.