Bamboo

Bambú Brasileiro

Flexível como o bambu

Trechos do Capítulo do 37 Bend like the Bamboo do livro Moving Toward Stillness: Lessons in Daily Life from the Martial Ways of Japan. Escrito por Dave Lowry que também escreveu In The Dojo, que em breve sairá em Língua Portuguesa.

Escrito por Dave Lowry
Tradução – Jaqueline Sá Freire (Brazil Aikikai – Hikari Dojo – RJ)
Revisão – Ricardo Martins

… O flexível bambu é uma metáfora tão familiar, tanto para o caminho marcial como para a vida diária, que é fácil esquecer que a maioria dos ocidentais que escrevem e falam sobre ele, e mesmo os que tentam compreendê-lo, na verdade nunca viram muitos bambus crescendo e vivendo na natureza…

… Eu decidi que era hora de podá-lo. Eu comecei cavando na base de uns brotos. E foi então que aprendi que há muito mais por trás da capacidade de flexibilidade do bambu do que podemos ver em seus ramos cobertos pela neve. O bambu se propaga por rizomas, raízes longas e fibrosas que se espalham horizontalmente por baixo da terra. Estas raízes se expandem e se entrelaçam, formando uma rede. Os rizomas são inacreditavelmente fortes…

Circo Nacional da China

… Como eu disse, o bambu flexível é uma imagem familiar que pode ser encontrada em todos os tipos de analogias por toda a Ásia. Mas, a flexibilidade é apenas a metade da força do bambu. É verdade que os galhos do bambu são maleáveis. Eles podem dobrar em curvas incríveis sem quebrar. Mas sem as fortes e entrincheiradas raízes sob a terra, os ramos desabariam sem a menor resistência. As pessoas que conhecem apenas a flexibilidade e a maleabilidade desta planta especial não tem noção da força que torna a flexibilidade possível…

… Essa lição sobre o bambu tem implicações importantes para o budoka… Ele logo descobriria que sua técnica não é capaz de agüentar a pressão de um ataque a menos que suas raízes estejam aprofundadas em uma arte bem estabelecida….

Cirque du Soleil

… Eles poderiam compreender de forma mais plena a lição da força do bambu: a flexibilidade, a verdadeira maleabilidade que permite que ele se dobre e salte de volta contra a oposição é apenas uma ilusão, a menos que exista uma raiz firme e sólida que o apóie.

Yoga

Nota da Tradutora:
Minha mensagem de Natal e agradecimento ao meu Sensei e a todos os grandes mestres que ajudam nos meus pequenos e vacilantes passos nesse caminho. Jaqueline Sá Freire (Brazil Aikikai – Hikari Dojo – Rio de Janeiro)

http://books.google.com.br/books?id=k3T-ySa_gU4C&dq=MOVING+TOWARD+STILLNESS+Dave+Lowry&printsec=frontcover&source=bl&ots=0jGPc_u_uM&sig=7IJfiVlzpVc5h_lIrRsLF_BTtLQ&hl=pt-BR&ei=YX8xS4v5C4yZlAeC4_WhBw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CAgQ6AEwAA#v=onepage&q=&f=false