Cena de o último Samurai

Apresentação Pessoal

Durante o treinamento haverá grande interação sua com os demais praticantes, portanto  alguns cuidados com a sua apresentação pessoal devem ser objeto de sua atenção.

Na tradição oriental o fato de você não estar com uma apresentação adequada já é considerada um grande desrespeito para com as outras pessoas e principalmente para com você mesmo.

O “dogui” deve estar impecavelmente limpo. Por favor: – Não utilize “doguis” que já tenham sido utilizados e suados. Após a utilização, não deixe o seu “dogui” secar com o suor. Ao chegar em casa ponha o seu “dogui” de molho. Durante a sudorese toxinas produzidas pelo nosso organismo são expelidas e o acúmulo dessas substâncias depois de seco fazem com que o seu “dogui” fique encardido e com mal cheiro.

Se, porventura houver necessidade da utilização de uma camiseta por baixo, principalmente no inverno, esta deverá ser preferívelmente branca e de manga curta.

Monge Budista

Tendo em vista que a intensa movimentação provoca sudorese excessiva o corpo deve estar limpo. No tatame colocaremos o nosso rosto, portanto deve ser mantido limpo, e para tanto, os pés devem ser higienizados, principalmente se passou o dia inteiro calçado com sapatos ou tênis. Se possível coloque em uma prateleira os chinelos que utilizou do banheiro até o “tatame”.

É recomendável a utilização, quando possível, de lenços umedecidos para a limpeza dos pés. Isso evitará que o tatame fique com odores desagradáveis. Utilize, por favor,  o chuveiro da academia tome um bom banho antes e depois do treino.

Os homens devem estar com a barba aparada ou devidamente feita. E,  as mulheres e os homens devem manter os cabelos presos se forem longos.

Karateca em Seiza

Deixe em sua mochila no vestiário “todos” os adornos, tipo: relógios, brincos, colar, pulseiras, “piercings”. Estes podem enroscar nos “doguis” dos parceiros, e provocar ferimentos não só a você. Mas, a outras pessoas, também.