Morihei Ueshiba foto 2

Algumas Regras do Kojira Jyuko Kanie Dojo.

No dojo (sala de aula), os praticantes observam  rigorosamente as regras tradicionais da boa conduta. Seu espírito provém diretamente do Fundador do Aikido e é o lugar onde são transmitidos os seus ensinamentos. Cabe a cada praticante honrá-lo e segui-los com sinceridade.
Incumbe a cada praticante cooperar para criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.

Cumprimente sempre ao entrar ou sair do tatame, com uma reverência em direção ao shomen e ao retrato do Fundador. Minutos antes da prática, esteja aquecido, sentado formalmente segundo a hierarquia e em meditacão silenciosa, importante para esvaziar a mente dos problemas do dia e preparar-se para o estudo.

A aula se inicia e termina com uma cerimônia formal. É importante que não se atrase e participe dessa cerimônia. Mas, se houve um motivo para o atraso, deverá esperar, sentado formalmente ao lado do tatame, até que o instrutor autorize a juntar-se à turma.
Sobre o tatame, esteja sempre alerta e numa postura conveniente.

O modo correto de sentar-se no tatame é em seiza.  Se por algum motivo não for possível esta posição, é permitido sentar-se de pernas cruzadas, nunca estiradas ou com as costas apoiadas à parede. Quando o instrutor demonstrar uma técnica a ser exercitada, fique sentado em seiza, silencioso e atento. Após a demonstração, curve-se diante do instrutor e de um parceiro e inicie a prática.  Respeite os mais experientes. Nunca discuta a respeito da técnica.  Durante a aula não discuta. PRATIQUE!

Se você conhecer o movimento que esta sendo estudado e o seu parceiro não, conduza-o. Mas, nunca tente corrigi-lo ou instruí-lo se não for sênior do nível yudansha. Quando o fim de uma técnica for determinado, pare imediatamente. Faça uma reverência ao parceiro e junte-se rapidamente aos outros estudantes. No tatame, fale o menos possível. o Aikido é experiência.

Pratique com tantos parceiros diferentes possíveis. Freqüentemente, você aprenderá mais praticando com principiantes do que com parceiros adiantados. Ensinar faz parte do seu treinamento. Compartilhe seus conhecimentos e o progresso de toda a turma será a sua também.  Não perambule pelo tatame: deverá estar praticando, ou se necessário, sentado formalmente à espera da sua vez.

Se por alguma razão for absolutamente necessário fazer uma pergunta ao instrutor, vá até ele (nunca o chame), curve-se respeitosamente e espere o seu consentimento.  Quando estiver recebendo instruções pessoais durante a aula, sente-se em seiza e observe atentamente. Faça uma reverência ao instrutor quando ele terminar. Se o instrutor estiver instruindo outro aluno, você pode suspender a prática a fim de observar.  Sente-se em seiza e faça uma reverência quando ele terminar.

Durante a aula não deixe o tatame a todo instante, pois você interrompe sua concentração e a dos outros, demonstrando uma falta de respeito pelos parceiros, pelo instrutor e pelo local que o Dojo representa.  No início e ao fim de cada técnica, curve-se em cumprimento ao parceiro.

Esteja atento para que o seu “GUI” ou “Kimono” esteja limpo (sem o mau cheiro característico). Respeite o seu material de treinamento. As armas quando não estão em uso, devem estar em boa condição e no locar apropriado. Se você tem uma graduação, tem também responsabilidade correspondente. Procure chegar no início da aula e só saia no seu término. O tatame deve ser varrido e limpo todos os dias, antes e após a aula. É de responsabilidade de todos manter o dojo sempre limpo.