CREF 00482-P/RJ Grau Prêto em MuayThai e KickBoxing, Treinador de Boxe, CrossFit – L1 Trainer, Personal Trainer e Praticante de Kendô (shodan) e Shinkyokushin Karate.
21 Dec
Algumas Regras do Kojira Jyuko Kanie Dojo.
No dojo (sala de aula), os praticantes observam rigorosamente as regras tradicionais da boa conduta. Seu espírito provém diretamente do Fundador do Aikido e é o lugar onde são transmitidos os seus ensinamentos. Cabe a cada praticante honrá-lo e segui-los com sinceridade.
Incumbe a cada praticante cooperar para criar uma atmosfera positiva de harmonia e respeito.
Cumprimente sempre ao entrar ou sair do tatame, com uma reverência em direção ao shomen e ao retrato do Fundador. Minutos antes da prática, esteja aquecido, sentado formalmente segundo a hierarquia e em meditacão silenciosa, importante para esvaziar a mente dos problemas do dia e preparar-se para o estudo.
A aula se inicia e termina com uma cerimônia formal. É importante que não se atrase e participe dessa cerimônia. Mas, se houve um motivo para o atraso, deverá esperar, sentado formalmente ao lado do tatame, até que o instrutor autorize a juntar-se à turma.
Sobre o tatame, esteja sempre alerta e numa postura conveniente.
O modo correto de sentar-se no tatame é em seiza. Se por algum motivo não for possível esta posição, é permitido sentar-se de pernas cruzadas, nunca estiradas ou com as costas apoiadas à parede. Quando o instrutor demonstrar uma técnica a ser exercitada, fique sentado em seiza, silencioso e atento. Após a demonstração, curve-se diante do instrutor e de um parceiro e inicie a prática. Respeite os mais experientes. Nunca discuta a respeito da técnica. Durante a aula não discuta. PRATIQUE!
Se você conhecer o movimento que esta sendo estudado e o seu parceiro não, conduza-o. Mas, nunca tente corrigi-lo ou instruí-lo se não for sênior do nível yudansha. Quando o fim de uma técnica for determinado, pare imediatamente. Faça uma reverência ao parceiro e junte-se rapidamente aos outros estudantes. No tatame, fale o menos possível. o Aikido é experiência.
Pratique com tantos parceiros diferentes possíveis. Freqüentemente, você aprenderá mais praticando com principiantes do que com parceiros adiantados. Ensinar faz parte do seu treinamento. Compartilhe seus conhecimentos e o progresso de toda a turma será a sua também. Não perambule pelo tatame: deverá estar praticando, ou se necessário, sentado formalmente à espera da sua vez.
Se por alguma razão for absolutamente necessário fazer uma pergunta ao instrutor, vá até ele (nunca o chame), curve-se respeitosamente e espere o seu consentimento. Quando estiver recebendo instruções pessoais durante a aula, sente-se em seiza e observe atentamente. Faça uma reverência ao instrutor quando ele terminar. Se o instrutor estiver instruindo outro aluno, você pode suspender a prática a fim de observar. Sente-se em seiza e faça uma reverência quando ele terminar.
Durante a aula não deixe o tatame a todo instante, pois você interrompe sua concentração e a dos outros, demonstrando uma falta de respeito pelos parceiros, pelo instrutor e pelo local que o Dojo representa. No início e ao fim de cada técnica, curve-se em cumprimento ao parceiro.
Esteja atento para que o seu “GUI” ou “Kimono” esteja limpo (sem o mau cheiro característico). Respeite o seu material de treinamento. As armas quando não estão em uso, devem estar em boa condição e no locar apropriado. Se você tem uma graduação, tem também responsabilidade correspondente. Procure chegar no início da aula e só saia no seu término. O tatame deve ser varrido e limpo todos os dias, antes e após a aula. É de responsabilidade de todos manter o dojo sempre limpo.