Aikidô on Line

Perguntas e Respostas com Akira Tohei, 8º dan

http://www.aikidoonline.com/
Traduções em português por Cecília Aiko
Revisado por Ricardo Martins

Akira Tohei

(Nota do Editor: O que segue são excertos de sessões semanais de perguntas e respostas acontecidas nos anos 1990 com o recentemente falecido Akira Tohei, Shihan 8º Dan. Essas sessões aconteciam após a primeira de duas aulas às terças e quintas à noite no Midwest Aikido Center em Chicago. A primeira aula sempre era programada para ter um foco maior em fundamentos, de maneira que a maioria das perguntas era feita por estudantes novos do Center, embora membros de todos os níveis participassem. Isso acontecia assim que o Sensei tivesse terminado a aula, o tatame varrido, as tarefas rapidamente concluídas – ele então colocava-se à disposição para as perguntas)
Agradecemos ao Midwest Aikido Center Center por nos permitir publicar este material.
Copyright © 1998 Midwest Aikido Center. Fotos por Art Wise.

Akira Tohei – Kote Gaeshi

Parte Dois

Qual é a maneira correta de se fazer kokyu dosa?

Se alguém está sentado em sua frente tentando bloquear seu movimento, a reação natural seria querer tirar essa pessoa de sua posição sentada. Mas se essa pessoa é mais forte que você, você não será capaz de ir contra essa força, então você deve guiá-la até o chão. É importante não se chocar com seu oponente, mas dobrar-se com o poder dele.

O giro que é aplicado no final não é um espetáculo de força para demonstrar o quanto você é forte ao impedir o uke de se levantar. Não tente segurar ou pressionar seu parceiro contra o tatame – o importante é você estar completamente centrado ao sentar-se em seiza. Se você estiver em uma postura imóvel, seu parceiro não conseguirá levantar-se.

Por que kokyu-nage tem esse nome?

Kokyu, que significa respiração, é tão natural que ninguém tem que pensar sobre isso. A técnica deve ser muito fluente e suave, nunca forçada, e sempre seguindo a linha e o movimento naturais do corpo. Ao respirar, você nunca deve inspirar ou expirar ruidosamente. A respiração também deve ser fluida e suave, nunca forçada. Alguns estudantes expiram espalhafatosamente, acreditando que isso os ajuda a relaxar e a executar uma técnica, mas isso é simplesmente barulho vazio. A respiração natural é tranqüila, silenciosa.

E o kiai, especialmente durante técnicas como o kokyu-nage?

Se o kiai é uma resposta natural, não forçada, então é aceitável. Alguns estudantes, entretanto, querem gritar porque acreditam que isso dá maior poder a eles, mas tudo o que estão fazendo é sendo incômodos e distraindo a si próprios e aos outros. O kiai deve ser absolutamente natural e espontâneo, quase uma resposta involuntária. O kiai de O-Sensei era algo que brotava do seu íntimo. Muitos concordavam que era como um fenômeno sobrenatural.

Por que nos curvamos para a foto de O-Sensei quando pegamos as armas?

Curvamo-nos em respeito e gratidão a O-Sensei, e para mostrar nossa humildade ao sermos capazes de praticar a arte dele.

Akira Tohei – Armas

Como um iniciante deve praticar o bokken?

Não é necessário que iniciantes pratiquem armas. Espere mais tempo em seu treino. Depois que você tiver praticado várias técnicas de várias maneiras, então você poderá mais facilmente progredir para as técnicas de armas.

Existem exercícios especiais com bokken que podem melhorar as técnicas de mãos livres?

As técnicas de bokken são feitas somente do lado direito. Se você praticar com o bokken, faça seus exercícios com uma grande variedade de posturas – seiza, tachi waza, suwari waza – de modo a desenvolver sua técnica de todos os modos.

Ao fazer técnicas de bokken, é melhor começar com gyaku-hanmi ou ai-hanmi?

Ambos são aceitáveis dependendo da técnica, mas a posição básica é gyaku-hanmi.

Qual é o propósito do jo waza?

É uma outra perspectiva, uma aplicação diferente das técnicas de mãos livres.
Se você domina as técnicas de mãos livres, você deve estar apto a realizar os mesmos movimentos com um bokken ou um jo com a mesma proficiência.

Qual é o papel da velocidade no Aikido?

Quanto maior a velocidade, maior a potência. Mas o primeiro pensamento deve ser técnica correta. A velocidade vira quando for necessária.

Quando sabemos que temos que atacar mais forte?

Se o nage pedir. Mas é muito importante manter-se calmo e manter uma atitude apropriada.

O Aikido está sempre na defensiva, e como podemos usá-lo para atacar outras pessoas?

O treinamento do Aikido não é aprender como atacar pessoas, mas para fins de prática, precisamos ter nage e uke. Já que o nage não precisa se defender se não houver ataque, o uke aprende como atacar adequadamente unicamente para fins de treino.

Nas ruas, você ataca o uke, ou você o permita atacá-lo e então reage ao ataque?

Não sei. No dojo praticamos com o objetivo de nos aprimorarmos. Com o treino, nossa técnica melhora também, o que possibilitaria nos ajudar em um caso de ataque real. Entretanto, nas ruas, não é uma situação de treino, então não posso responder sua pergunta.

Podemos usar chutes no Aikido? Quais técnicas podem ser usadas para defender chutes?

Chutes não são necessários no Aikido. Animais usam os pés, os humanos não.
Como defesa, qualquer técnica aplicada contra um soco ou outro ataque, por exemplo shomen uchi, yokomen uchi, ou tsuki, pode funcionar contra chutes porque a direção de um soco deve ser a mesma do chute.

Ki – Energia

Quando fazemos técnicas de estilo livre com múltiplos atacantes, como saber se alguém está atrás de você?

Depois de completar uma técnica, vire-se e olhe ao redor. Trocando seu hanmi você poderá ver em todas as direções.
Ao praticar jogando diversos parceiros, você deve sempre estar alerta naquilo que está fazendo, e entender os movimentos que está fazendo – não é só uma questão de ir e fazer.

Como podemos manter o ki baixo?

Se eu entendi a pergunta direito, você está perguntando como se manter centrado. Você começa relaxando seu corpo completamente, respirando claramente, e aprofundando seus pensamentos tão profundo quanto puder. Se isso te ajuda, pense em seu centro de gravidade caindo até o centro do seu abdomen.

Conforme você progredir, você será capaz de manter um centro baixo, não importa quão vigorosamente treine. Mas se a atenção e a mente não estiverem ali, você não estará centrado.

Devemos praticar mesmo se estivermos cansados?

Se você estiver somente um pouco cansado, você pode praticar um pouco mais devagar, em seu próprio nível e com um parceiro adequado. Mas você deve ser capaz de se manter focado e alerta. Como ao comer, você deve estar atento à comida para poder saboreá-la.
Se você estiver muito cansado, é melhor sentar e observar a aula. Como instrutor eu preciso estar no tatame todo o tempo, mas como aluno você pode optar.

Qual é a diferença entre iki e kokyu?

Iki é a respiração no sentido médico, enquanto kokyu significa inspirar pelo nariz e expirar pela boca, como quando treinamos.

Por que fazemos os exercícios de remar?

Para nos ensinarmos a nos mover desde os quadris e ajudar não só nossos corpos, mas também nossos sentimentos a ficarem centrados.

Para onde devemos olhar ao fazer uma técnica?

Não olhe diretamente nos olhos do seu parceiro, mas em algum lugar na área do seu nariz. Isso deve te permitir enxergar todo o campo de visão.

Quantas técnicas de irimi existem?

Irimi é uma entrada direta; irimi nage é uma técnica.
É mais importante entender o sentido do irimi, de fazer duas linhas, do que preocupar-se com os nomes das técnicas.

Por que usamos atemi? Com que freqüência devemos usar o atemi?

Atemi é usado como um último recurso se o uke está resistindo. Durante o treino você não deve ter que usar o atemi se seus movimentos estão corretos, para começar.

O que significa koshi nage?

Koshi significa quadril, e nage significa jogar.

Qual é o grau mais elevado que podemos alcançar no Aikido?

Em alguns casos especiais tem sido concedido o 10º dan.

Qual é o protocolo para os exames?

O exame é feito por grau, começando do quinto kyu para cima. O instrutor (Tohei Shihan) éfica sentado ao lado direito do altar. Quando você ouvir seu nome, mova-se rapidamente e sente-se em seiza de frente para o altar com o seu parceiro, na ordem de chamada dos nomes. Primeiro reverencie O-Sensei, depois o instrutor, e finalmente o seu parceiro.

Quando for anunciada uma técnica, o aluno sentado mais à direita (primeiro nome chamado) é o nage e se apresenta primeiro, até que o instrutor diga para mudar. Não pare simplesmente porque você acha que completou a técnica – continue até que você seja chamado a parar.
Nage e uke então invertem os papéis, e o segundo aluno aplica a mesma técnica até que seja mandado parar.

Quando o teste terminar, a mesma ordem de reverências é repetida, e os estudantes movem-se rapidamente para fora do tatame.
Durante o teste, não deve haver nenhuma conversa nem dentro nem for a do tatame. Todos os membros, assistindo ou esperando sua vez no exame, devem ser respeitosos e silenciosos todo o tempo. Um exame não é um evento público, e espectadores não são convidados. Nenhuma foto é permitida, e somente membros do Aikido devem estar no dojo.

O número de horas de treino para os exames são próprios deste Dojo?

O número de horas é um ponto de medida, que significa que você pode ser chamado para o exame. Eu não sei em outros grupos, porque o que eles fazem não é da minha conta. Anos atrás quando a U.S.A.F. foi inicialmente formada, os requerimentos eram padrão, mas agora cada Shihan de cada região fez modificações para a sua própria área.

Como as pessoas podem melhorar o treino para o exame?

Treinando, treinando treinando.

  • Fim da parte dois.

http://www.aikidoonline.com/
© Aikido Online, Inc. 1998-2009 All rights reserved.